COVID-19: informação atualizada sobre o manuseamento de resíduos hospitalares COVID-19

Coronavírus

Coronavírus

Março 2020

As Equipas de Regulamentação e Segurança da Stericycle monitorizam de perto o surto de COVID-19 (formalmente conhecido como novo coronavírus, SARS-CoV-2), particularmente os desenvolvimentos feitos no controlo de infeções relacionadas com a gestão adequada de resíduos hospitalares gerados durante o tratamento de pacientes infetados pelo vírus. Estamos a gerir resíduos produzidos durante o tratamento do COVID-19 em unidades de saúde por todo o país.

>> Contacte-nos

Gestão de Resíduos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou que:

  • os resíduos produzidos durante a prestação de cuidados ao caso suspeito ou confirmado de infeção por SARS-CoV-2 são considerados resíduos Grupo III – risco biológico, e descartados de acordo com os procedimentos de rotina internos;
  • a triagem dos resíduos é realizada no local de produção;
  • os resíduos do Grupo III - risco biológico, são colocados em saco descartável branco, com espessura de 50 ou 70 mícrons, preferencialmente com dimensões adequadas ao volume descartado;
  • depois de devidamente encerrado com abraçadeira, o saco é colocado dentro de um segundo saco, igualmente encerrado com abraçadeira. Posteriormente os sacos são colocados no contentor rígido, que será encaminhado para autoclavagem;
  • a manipulação e o transporte dos recipientes dos resíduos deve ser limitado ao estritamente necessário;
  • as áreas de recolha intermédia de resíduos hospitalares são sempre restritas e devem estar devidamente assinaladas.

Esta informação pode ser encontrada no documento de orientação COVID-19: Orientação n.º 003/2020 - Prevenção e Controlo de Infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV), de 30/01/2020, publicada no site da Direção-Geral da Saúde, disponível aqui.

Regras de acondicionamento

Os produtores de resíduos devem garantir que os resíduos de COVID-19 são acondicionados em recipientes homologados para o transporte de mercadorias perigosas, de acordo com o ADR; que são corretamente encerrados e rotulados exteriormente com autocolante ©. Todos os resíduos devem ser acondicionados e rotulados de acordo com nossos Critérios de Aceitação de Resíduos, que podem ser encontrados aqui.

Atenção: para clientes com produção de resíduos Grupo IV

Os contentores para resíduos cortantes e perfurantes podem ser usados da maneira normal; no entanto, quando a Stericycle emprega técnicos em serviço para trocar os contentores em áreas clínicas, os nossos colaboradores não podem entrar em salas ou enfermarias onde os pacientes com COVID-19 estão a ser tratados.

Se o cliente não puder facilitar a desinfeção do recipiente (por exemplo, usando um pano ou spray externo de superfície como parte da limpeza da sala) e sua remoção da área de isolamento para uma área de transferência, deverão ser usados recipientes descartáveis de uso único.

Medidas proativas tomadas pela Stericycle

Na Stericycle estamos a implementar medidas proativas para manter os nossos colaboradores, profissionais de saúde e comunidade em segurança face à atual situação global do coronavírus. Temos uma equipa global e multifuncional que monitoriza a situação para garantir que as precauções sejam tomadas adequadamente e comunicadas de forma eficaz.

Até ao momento na Stericycle:

  • Estabelecemos a proibição de viagens para países de alto risco. Além disso, limitámos as viagens de negócios apenas por motivos críticos de segurança, conformidade, apoio e assistência essencial ao cliente.
  • Estamos a comunicar as orientações governamentais sobre prevenção de infeções e em que momento os nossos colaboradores se devem autoisolar e procurar assistência médica, e exigimos que cada um dos nossos colaboradores siga estas orientações.
  • Estabelecemos procedimentos de acordo com as leis vigentes para a gestão e tratamento seguro de resíduos clínicos decorrentes do tratamento de pacientes com COVID-19.
  • As nossas Equipas de Ambiente, Segurança e Saúde bem como a nossa Equipa Executiva estão a comunicar de forma frequente com toda a organização, fornecendo orientação sobre as medidas de precaução tanto para aplicação no local de trabalho como em casa.


Atualmente continuamos a prestar os nossos serviços a todos os nossos clientes, levando em consideração as precauções acima indicadas. As Equipas de Regulamentação e de Segurança estão a acompanhar de forma contínua o surto de COVID-19 e adaptaremos as nossas práticas conforme necessário e de acordo com a evolução da situação.

>> Contacte-nos
808 200 246
info.portugal@stericycle.com

Para obter mais informações, visite o sítio da DGS/SNS sobre o COVID-19 e o sítio da Resposta de Portugal ao COVID-19

Cartazes de Apoio Stericycle:

- Acondicionamento de Resíduos Hospitalares Covid-19
- Acondicionamento de Resíduos Hospitalares Covid-19, 30 litros