Gestão de resíduos Corto-perfurantes

Gestão de resíduos Corto-perfurantes (Grupo IV)

out 26, 2022

A Stericycle é especialista na gestão de resíduos, respeitando todo o processo de segregação, recolha, transporte e eliminação correta e segura, de acordo com as normas vigentes. Um tipo de resíduo que requer atenção redobrada são os resíduos de dispositivos médicos corto-perfurantes, que consistem em resíduos hospitalares de grupo IV, em consonância com o estabelecido com a regulamentação nacional na matéria de gestão de resíduos hospitalares.

Por fazerem parte de um fluxo constante de resíduos hospitalares não reutilizáveis, estes resíduos exigem uma gestão adequada desde a fase de acondicionamento, recolha até ao seu tratamento, de forma a minimizar os riscos de infeção associados aos acidentes por corte ou picada. 

A Stericycle assegura a gestão correta e conforme deste tipo de resíduos, independentemente do seu local de produção. Colocamos algumas perguntas e respostas sobre os resíduos corto perfurantes e como devem ser geridos em segurança.

Riscos dos resíduos corto-perfurantes para a população e para o meio ambiente

Os resíduos de corto-perfurantes podem colocar em risco tanto a segurança das pessoas quanto do meio ambiente em que vivemos.

Objetos com pontas e bordas afiadas podem perfurar ou cortar a pele e, se não forem geridos corretamente, podem causar ferimentos com risco de infeção. No entanto, o acondicionamento seguro desses resíduos em contentores apropriados, juntamente com o processo de tratamento adequado, reduz o risco para a segurança humana e tem efeito neutro sobre o meio ambiente.

Que tipo de resíduos se enquadram na categoria de corto-perfurantes?

Dispositivos médicos corto-perfurantes como: agulhas hipodérmicas, lancetas, bisturi, lâminas de bisturi, navalhas, lâminas de tricotomias, sistemas de punção venosa de código LER – Lista Europeia de Resíduos – 18 01 03* 

Embora o ambiente de origem destes resíduos possa ser diferente, desde instituições de saúde e laboratórios até salões de beleza e centros de estética, a sua recolha e gestão devem ser realizadas em condições seguras, com o objetivo último de proteger a saúde pública e o meio ambiente.

Como eliminar os resíduos corto-perfurantes?

O tratamento destes resíduos é feito por incineração, a temperaturas superiores a 1.000 graus Celsius.

Todo o processo é supervisionado de perto por técnicos da Stericycle e ocorre em unidades integradas de gestão de resíduos e incineração próprias, autorizadas e com baixo impacto ecológico.

A proteção das pessoas e do meio ambiente é garantida através da eliminação de resíduos com a ajuda de tecnologias e equipamentos de alto desempenho. A Stericycle investe constantemente no desenvolvimento destas e na formação das equipas, proporcionando aos seus clientes um sistema profissional, seguro e fiável de gestão integral de resíduos.

Precisa de algum esclarecimento? Quer um orçamento ou um conselho? Os nossos técnicos especialistas estão disponíveis para o ajudar!

out 26, 2022