Orientações para Lares e Unidades de Convalescença

Orientações para Lares e Unidades de Convalescença

Conheça as Orientações da DGS e da Stericycle para proteger os seus utentes, colaboradores e a comunidade em geral.


Tem dúvidas?

Precisa de alterar a frequência de recolha ou reforçar a capacidade dos contentores?

Entre em contacto connosco através deste formulário.

Orientações da Stericycle para Resíduos Hospitalares de doentes suspeitos e confirmados da COVID-19

Tenha em consideração que os Resíduos do Grupo III - Risco Biológico incluem todos os resíduos produzidos em áreas/gabinetes com casos suspeitos ou confirmados (com exceção dos resíduos corto-perfurantes e fármacos rejeitados, que são classificados como Resíduos do Grupo IV).

Salientamos que desde a criação da Orientação n.º 009/2020 da DGS, as fraldas de doentes com COVID-19 passaram a ser considerados Resíduos de Grupo III, ou seja, terão de ser encaminhados para unidade licenciada para o tratamento de resíduos hospitalares.

Contacte-nos

No seguimento da Orientação n.º 006/2020, referida na Orientação n.º 009/2020 da DGS relativa a

"Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas; instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco"

para segurança dos seus técnicos e dos nossos colaboradores, recordamos as Orientações da Stericycle:

  • Acondicionamento primário: os Resíduos do Grupo III deverão ser acondicionados dentro de saco de plástico branco, com espessura de 50 ou 70 mícron, preferencialmente com dimensões adequadas ao volume descartado. Após devidamente encerrado com abraçadeira e, antes de sair do local de produção, o saco deve ser acondicionado num segundo saco branco também este encerrado com abraçadeira.
  • Acondicionamento secundário: este conjunto de sacos deverá ser transportado, por profissionais da unidade que produz os resíduos, até à zona de armazenamento centralizado de resíduos, onde será depositado nos contentores de transporte disponibilizados pela Stericycle para este efeito.
  • A triagem e acondicionamento primário dos resíduos deverá ser realizado no local de produção e nunca diretamente para o contentor disponibilizado pela Stericycle (que deverá ficar localizado na área de armazenamento de resíduos).
  • Resíduos Grupo IV: os contentores de resíduos corto-perfurantes, após utilização e encerramento adequado, devem ser acondicionados nos contentores de transporte (contentores de uso único de 30 litros) disponbilizados pela Stericycle para este efeito.
  • Antes da recolha, os contentores de transporte têm de ser identificados com o símbolo ©: as etiquetas serão colocadas pelo motorista Stericycle sob sua indicação e observando as nossas orientações disponíveis aqui: Acondicionamento de resíduos COVID-19.


Segurança em primeiro lugar

Para Segurança e Proteção de todos, a Stericycle aconselha:

  • Encerre devidamente todos os sacos com abraçadeira;
  • Encerre devidamente os contentores para o transporte de resíduos;
  • Aplicar uma solução desinfetante (contendo no mínimo 1000 mg/L de Cloro) no exterior dos contentores de transporte de resíduos da Stericycle, em especial nas zonas de fecho e na zona das pegas;
  • Separe os contentores que deverão ser identificados com o símbolo © dos restantes, de modo a que seja dada prioridade na sua recolha;
  • No momento da recolha não assine na PDA da Stericycle (equipamento móvel de registo das transações). O nosso motorista registará apenas o nome do interlocutor na nossa visita e confirmará visualmente as quantidades recolhidas.
Mais Recursos COVID-19

Não arrisque. Coloque a experiência da Stericycle a trabalhar para si

A Stericycle é a especialista mundial na gestão de resíduos e redução do risco.

Com mais de 30 anos de experiência, oferecemos soluções integradas que protegem as pessoas e as marcas, promovem a saúde e preservam o meio ambiente. Os nossos serviços consistem na recolha, transporte, tratamento e destino final de resíduos hospitalares, industriais e comerciais, com toda a complexidade e exigências legais associadas.

Somos reconhecidos como uma organização que combina soluções inovadoras num serviço seguro e de excelência ao cliente, que coloca em primeiro lugar a segurança, a conformidade legal e a redução do risco.

Temos a solução para a gestão dos resíduos hospitalares do seu lar.

Confie na Stericycle, empresa licenciada para a gestão de resíduos. 

Consulte-nos