26 Junho 2019

Agulhão

Intitulada “Seringas Só No Agulhão”, a campanha conta com a parceria da empresa especializada na gestão de resíduos hospitalares, Stericycle, e consiste na instalação de um contentor - o Agulhão - nas farmácias onde todos os cidadãos poderão colocar as suas seringas usadas.

O objetivo desta campanha é encontrar uma resposta para a falta de soluções seguras e ecológicas de recolha das seringas usadas pelos doentes diabéticos, bem como de todos os doentes que necessitam de medicamentos injetáveis. Recorde-se que até agora as farmácias faziam apenas a recolha das seringas apenas no âmbito do PTS (Programa de Troca de Seringas) – um programa especialmente dirigido às Pessoas que Utilizam Drogas Injetáveis (PUDI). No caso do PTS, as farmácias recolhem as seringas usadas (que depois são destruídas) e, em troca, devolvem aos cidadãos material esterilizado.

“Temos conhecimento das preocupações de alguns doentes diabéticos que se deparam com a inexistência de um sistema de recolha de seringas usadas. Sabemos que estes doentes têm muitas vezes de colocar as seringas dentro de garrafas de plástico que depois depositam no lixo comum. Este não é de todo o destino mais adequado para este tipo de resíduos”, explica a Presidente da AFP, Manuela Pacheco. “Neste sentido, a AFP considera ser absolutamente fundamental a criação de soluções nas farmácias que permitam aos utilizadores de medicamentos injetáveis entregarem as suas seringas usadas”, adianta a responsável. Com o lançamento deste projeto-piloto, a AFP quer contribuir para a implementação de soluções seguras que permitam melhorar a vida dos cidadãos e a Saúde Pública.

No mesmo sentido, Rui Bastos, Country Manager da Stericycle em Portugal afirma que “a Stericycle, enquanto líder mundial na gestão de resíduos hospitalares, associa-se a esta iniciativa que promove a segurança e a saúde pública o que se enquadrada na nossa política de responsabilidade social e ambiental”.

A campanha “Seringas Só no Agulhão” está disponível a partir de 27 de junho até ao final do ano em algumas farmácias associadas da Associação de Farmácias de Portugal dos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Braga e Vila Verde. O objetivo é, no futuro, alargar esta iniciativa a todo o país.