Dosimetria

Os dosímetros permitem estimar a dose efetiva recebida no exercício das atividades dos profissionais que estejam ou possam estar sujeitos à exposição de radiações ionizantes. Com esta solução contribuímos para a proteção da saúde dos profissionais de saúde, pacientes e comunidade.

Tipologia de Dosímetros

A Stericycle disponibiliza um serviço de dosimetria individual, possuindo um laboratório acreditado segundo a NP EN ISO/IEC 17025:2018, onde são realizadas as leituras dos dosímetros.

No laboratório de dosimetria efectuam-se ensaios acreditados para determinar os equivalentes de dose pessoal Hp(10) e Hp(0,07) bem como equivalente de dose ambiental H*(10). O Hp(10) permite estimar a dose efectiva, proveniente de radiações ionizantes, que profissionais recebem no âmbito da sua actividade.

Dependendo do tipo de exposição usam-se diferentes dosímetros:

  • Dosímetro Individual de corpo inteiro*;
  • Dosímetro Individual de pulso (extremidades);
  • Dosímetro Individual de anel (extremidades);
  • Dosímetro Individual no cristalino (extremidades);
  • Dosímetro Individual de abdomén;
  • Dosímetro de Área*.

* Acreditado segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2018

Dispomos de laboratório acreditado para dosimetria de corpo inteiro e de área

Fomos pioneiros, com o primeiro laboratório de Dosimetria Individual para corpo inteiro acreditado em Portugal, segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025:2018, na realização dos ensaios para a determinação dos equivalentes de dose individual Hp (10) e Hp (0,07) para radiação X e gama.

Contacte-nos

¡Gracias! Hemos recibido su solicitud y un representante se comunicará con usted en breve para analizar las necesidades de su negocio.

Error de envío: actualice y vuelva a intentarlo

Soluções à medida das suas necesidades

Com um serviço mensal ou trimestral, adaptamos as nossas soluções às suas necessidades:

  • Consulta online da situação da sua instalação (via portal web através de acesso dedicado).
  • Download das doses recebidas em arquivo para processamento dos dados (via portal web através de acesso dedicado).
  • Processamento de inscrições e cancelamentos (via portal web através do acesso do cliente).
  • Possibilidade de modificação das doses administrativas.
  • Possibilidade de entrega e recolha de dosímetros em cada estabelecimento a nível naciona, incluindo ilhas.
  • Aconselhamento por técnicos com vasta experiência em proteção radiológica.

Certificação

A Ambimed, representante em Portugal da Stericycle, é certificada segundo as normas:

A Ambimed é Entidade Formadora Certificada para Formação em Proteção Radiológica, pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e reconhecida pela Agência Portuguesa do Ambiente para:

a) Estudo das condições de proteção e segurança radiológica de instalações e equipamentos que produzam ou utilizem radiações ionizantes,

b) Assessoria técnicas nas áreas de atividade das instalações que produzam ou utilizem radiações ionizantes,

c) Dosimetria individual e de área,

d) Formação em proteção e segurança radiológica.

Portal da Dosimetria Individual

A Stericycle apresenta um Portal de Dosimetria Individual, seguro e de acesso restrito que permite:

  • Análise da lista de pessoas controladas (ativas, canceladas, inativas);
  • Consulta da dose recebida (mensal, trimestral e resumos anuais) por profissional e cada instalação, com possibilidade de exportar as mesmas para formato Excel;
  • Possibilidade de gestão de pedidos novos e cancelamentos;
  • Ponto de situação do Estado do Dosímetro (em emissão, em uso, devolvido - indicando data de receção, aguarda leitura, não-devolvido/extraviado).

Porquê a Stericycle?

O seu parceiro em todo o país

Gerimos todos os fluxos de resíduos gerados na área da saúde e indústria, disponibilizamos serviços de dosimetria e proteção radiológica e destruímos informação confidencial de forma segura.

O seu especialista na redução do risco

Reduzimos o seu risco através de documentação e registos dos movimentos dos resíduos. Sendo especialistas em conformidade, acompanhamos as mudanças legais a nível europeu e nacional.

Sempre com o foco na Sustentabilidade

Em 2021, as nossas soluções e orientações para a sustentabilidade permitiram a reciclagem de 499.000 toneladas de papel, o tratamento seguro de 18.000 toneladas de resíduos farmacêuticos e evitar as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo que desviámos dos aterros 47.000 toneladas de plásticos.1

1. Fonte: Dados da Stericycle, 2021 

Contacte-nos hoje para obter um orçamento

Perguntas Frequentes

A dosimetria é utilizada para estimar/avaliar a dose recebida por um profissional exposto a radiações ionizantes, devendo existir sempre que se trabalhe em locais com fontes radioativas ou equipamentos produtores de radiação ionizante, como os raios X.

Existem limites legais para a quantidade de radiação que cada profissional pode receber num determinado período de tempo. Através da utilização do dosímetro individual é possível verificar se as doses a que os profissionais estão expostos se encontram nesses limites.

Após cada utilização do dosímetro, é realizado o seu envio para o nosso Laboratório de Dosimetria, onde é realizada a leitura do dosímetro através da tecnologia TLD – Termoluminescência obtendo, através de um algoritmo de cálculo, a dose estimada.

A utilização do dosímetro é um requisito legal cujo cumprimento recai sobre a entidade empregadora e, por conseguinte, no profissional exposto a radiação ionizante.

Dosímetros de corpo inteiro, extremidades (anel, pulso) e de abdómen (usados durante a gravidez).

Os dosímetros de corpo inteiro registam a radiação absorvida ao nível do tronco, sendo para esse efeito utilizadas duas grandezas de acordo com os requisitos legais: Hp(10) – dose profunda; Hp(0,07) – dose superficial.

Os dosímetros de extremidades devem ser utilizados sempre que se verifique irradiação específica das extremidades (angiografia, medicina nuclear, cirurgia de intervenção).

Devem sempre ser utilizados dosímetros de abdómen durante o período gestacional e destinam-se a monitorizar a dose no feto.

  • O dosímetro deve ser usado para representar as condições de trabalho de um determinado local. Assim, o dosímetro não deve sair das instalações/serviço para o qual foi atribuído;
  • O dosímetro é pessoal e intransmissível;
  • O dosímetro de corpo inteiro possui um sistema de fixação e deve ser usado para colocar o dosímetro na parte superior do tronco, no exterior do vestuário e com a face virada para fora;
  • No caso de utilizar avental de chumbo, o dosímetro é colocado debaixo do avental, nunca por cima deste;
  • Evite cobrir o dosímetro com objetos metálicos;
  • Não remover nem cortar o invólucro;
  • Evitar condições que possam resultar na irradiação inadvertida do dosímetro;
  • Devolva à Stericycle o dosímetro para leitura no termo do prazo estabelecido para cada período de controlo (mensal ou trimestral, de acordo com a categoria da avaliação da exposição potencial).

•Decreto-lei nº 108/2018, de 3 de dezembro

•Portaria n.º 136/2019 e Portaria n.º 137/2019, de 10 de maio