Agosto 03, 2023

A separação de resíduos hospitalares como elemento essencial na proteção de pessoas e do meio ambiente

O tratamento dos resíduos hospitalares inicia-se com a sua devida separação, acondicionamento e recolha no local onde são produzidos. Esta etapa marca o início do processo de tratamento, sendo essencial na gestão segura e eficiente dos resíduos hospitalares, procurando ter o mínimo de impacto nas pessoas, comunidades e meio ambiente.

A Ambimed, representante da Stericycle em Portugal, é um operador de gestão de resíduos essencial no sector da saúde e um parceiro de confiança para um grande número de hospitais e clínicas públicas e privadas, farmácias, consultórios de dentistas, laboratórios e clínicas veterinárias. Na base de uma colaboração efetiva com os nossos clientes e parceiros, está o envolvimento e apoio da equipa para assegurar uma correta segregação dos resíduos hospitalares, o que permite o seu tratamento em condições seguras.

As unidades de saúde geram uma ampla gama de resíduos que se enquadram nas seguintes categorias: material com contaminação biológica, agulhas, lancetas, sistemas de colheita de sangue, resíduos farmacêuticos e resíduos químicos contendo substâncias perigosas.

 

Porque é que a separação é tão importante?

Garantir a conformidade

A separação, acondicionamento e armazenamento adequado de resíduos hospitalares é um importante requisito de conformidade. São recolhidos em unidades de saúde, consoante o seu tipo e natureza, utilizando contentores e consumíveis adequados e respeitando um sistema de separação de acordo com a legislação em vigor.

Proteger as pessoas

O pessoal médico e as equipas da Stericycle entram em contacto, mesmo que indiretamente, com resíduos hospitalares e, portanto, estão expostos ao risco de infeção ou lesão. A separação adequada de resíduos garante a proteção daqueles que os manuseiam.

Proteja o meio ambiente

A separação inadequada também pode ter consequências para o meio ambiente. Cada categoria de resíduos requer contentores específicos, etiquetagem própria, estando sujeitos a procedimentos de eliminação adequados.

A Stericycle apoia parceiros e prestadores de serviços de saúde no processo de separação e acondicionamento de resíduos para proteger as pessoas, a comunidade e o meio ambiente.

Você separa - nós recolhemos - tratamos e eliminamos

Se quer saber como podemos ajudar a sua organização a realizar uma melhor separação de resíduos, entre em contacto para falar sobre as suas necessidades. Estamos aqui para ajudar.