Coronavirus (COVID-19)

Como continuamos a apoiar os nossos clientes durante a pandemia COVID-19

Num esforço para satisfazer as necessidades de nossos clientes durante a pandemia de COVID-19, estamos a acompanhar de perto a evolução da situação. A Stericycle continua a fornecer soluções especializadas de gestão de resíduos aos nossos clientes, muitos dos quais realizam serviços considerados essenciais, como por exemplo o sector de saúde. Tal como aconteceu em 2020, continuamos a gerir resíduos produzidos durante o tratamento da COVID-19 em unidades de saúde por todo o país.

A saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes são primordiais. Nesse sentido, os nossos colaboradores continuarão a respeitar, em todos os momentos, as diretrizes governamentais e das autoridades de saúde, observando uma boa higiene na lavagem das mãos, mantendo o nível recomendado de distanciamento social e usando equipamento de proteção individual adequado.

Se desejar, entre em contacto com a nossa Linha de Atendimento ao Cliente:

Ligando: 261 320 300

Email: info.portugal@stericycle.com

Continuamos empenhados em oferecer a melhor experiência possível durante estes tempos desafiantes.

Gestão de Resíduos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou que:

  • Os resíduos produzidos pelo doente com COVID-19 e os resíduos resultantes da prestação de cuidados de saúde a doentes com COVID-19 são considerados contaminados, com risco infecioso associado – caraterística de perigo H9 (Anexo do Regulamento (UE) nº 1357/2014, da Comissão, de 18 de dezembro de 2014 - Guia de Classificação de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, publicado em 2017).
  • A classificação e tratamento destes resíduos são efetuados de acordo com o Despacho nº 242/96, publicado a 13 de agosto.

Esta informação pode ser encontrada no documento de orientação COVID-19: Orientação n.º 12/2020 Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19) - Recolha, Transporte e Tratamento dos Resíduos Hospitalares, de 19/03/2020, publicada no site da DGS. Conheça esta e outras orientações da DGS aqui.

Regras de acondicionamento

    O produtor de resíduos de risco biológico contaminados com o vírus SARS-CoV-2 (resíduos do grupo III) deve garantir a adequada triagem e acondicionamento destes resíduos.

    Depois do acondicionamento em duplo saco branco encerrados com abraçadeiras de fivela, o produtor deve assegurar o acondicionamento dos resíduos em contentores específicos, homologados para o transporte de mercadorias perigosas por estrada.

    As operações de recolha e transporte ficam condicionadas ao cumprimento dos Critérios de Aceitação de Resíduos.

    Atenção: rejeição de resíduos corto-perfurantes (Grupo IV)

      A triagem e acondicionamento de resíduos corto-perfurantes deve ser realizada de acordo com os procedimentos normais.

      No entanto, na utilização dos contentores imperfuráveis, reforça-se a necessidade de o produtor salvaguardar a correta montagem e encerramento definitivo dos mesmos previamente à sua rejeição.

      Medidas proativas tomadas pela Stericycle

        Na Stericycle estamos a implementar medidas proativas para manter os nossos colaboradores, profissionais de saúde e comunidade em segurança face à atual situação global do coronavírus. Temos uma equipa global e multifuncional que monitoriza a situação para garantir que as precauções sejam tomadas adequadamente e comunicadas de forma eficaz.

        Até ao momento na Stericycle:

        • Estabelecemos a proibição de viagens para países de alto risco. Além disso, limitámos as viagens de negócios apenas por motivos críticos de segurança, conformidade, apoio e assistência essencial ao cliente.
        • Estamos a comunicar as orientações governamentais sobre prevenção de infeções e em que momento os nossos colaboradores se devem autoisolar e procurar assistência médica, e exigimos que cada um dos nossos colaboradores siga estas orientações.
        • Estabelecemos procedimentos de acordo com as normas vigentes para a gestão e tratamento seguro de resíduos hospitalares decorrentes do tratamento de pacientes com COVID-19.
        • As nossas Equipas de Ambiente, Segurança e Saúde bem como a nossa Equipa Executiva estão a comunicar de forma frequente com toda a organização, fornecendo orientação sobre as medidas de precaução tanto para aplicação no local de trabalho como em casa.

        Atualmente continuamos a prestar os nossos serviços a todos os nossos clientes, levando em consideração as precauções acima indicadas. As Equipas de Regulamentação e de Segurança estão a acompanhar de forma contínua o surto de COVID-19 e adaptaremos as nossas práticas conforme necessário e de acordo com a evolução da situação.

         

        Tem alguma questão?

        Para obter mais informações, visite o sítio da DGS/SNS sobre o COVID-19 e o sítio da Resposta de Portugal ao COVID-19.