Gestão responsável de fluxos de resíduos

Todos os dias as nossas equipas especializadas removem com segurança grandes quantidades de resíduos perigosos.

Em 2018 gerimos mais de 2 milhões de toneladas de resíduos perigosos em todo o mundo

As opções de tratamento simples não são a solução ideal para todos fluxos de resíduos, quer por razões de cumprimento legal quer porque cada resíduo envolve riscos diferentes.

Embora tentemos reciclar sempre que possível, existem resíduos como os Resíduos Hospitalares que, pelas suas características, exigem um tratamento especial e adequado ao grau de perigosidade e risco para as pessoas, animais e meio ambiente

Todos os resíduos recolhidos chegam de forma segura às nossas instalações para triagem, tratamento e envio para destino final

Para processar resíduos de forma segura, são necessárias várias tarefas antes do seu tratamento. A formação técnica nos locais de produção, a própria formação técnica dos nossos colaboradores, o correto acondicionamento, o transporte adequado e a certificação das instalações de triagem, de instalações de transferência e de tratamento, são uma peça muito importante na redução do risco e na proteção de comunidades.  Conjugados de forma operacionalmente exigente, num ambiente regulatório complexo, só especialistas como a Stericycle permitem:

  • Reduzir o número de organismos infeciosos presentes nos resíduos a um nível que protege os colaboradores e a comunidade contra uma possível infeção
  • Destruir resíduos para que se transformem em resíduos irreconhecíveis e valorizáveis, pela reciclagem ou valorização energética
  • Tornar todos os resíduos hospitalares (incluindo qualquer instrumentos de uso único e agulhas) inutilizáveis e irreconhecíveis como resíduo hospitalar
  • Destruir os componentes químicos de resíduos farmacêuticos e dos resíduos contaminados com produtos farmacêuticos
  • Proteger marcas e o meio ambiente


Somos proprietários e gerimos as nossas próprias instalações onde os resíduos são tratados e valorizados através de um dos dois principais métodos:

  • Incineração
  • Autoclavagem

Incinerador do Centro Integrado de Gestão de Resíduos: permite o tratamento de resíduos por eliminação

O CIGR (Centro Integrado de Gestão de Resíduos), implementado pela Stericycle integra um sistema de incineração por pirólise controlada em forno rotativo, que consiste na degradação térmica dos resíduos na ausência de oxigénio, sendo este um processo altamente exotérmico, com uma capacidade de incineração de cerca de 5.400 ton/ano.

A escolha deste tipo de tecnologia foi determinada tendo em consideração as suas vantagens, nomeadamente:

  • Absorver sem dificuldade as flutuações de composição e poder calorífico dos resíduos;
  • O efeito de homogeneização na ação térmica, garantido pelo movimento rotativo em contínuo a que todo o material presente na câmara do incinerador é sujeito.
Todos os resíduos, produtos finais resultantes do processo de incineração, são devidamente encaminhados e tratados para os destinos finais adequados.

Autoclavagem - o aquecimento de resíduos como forma de desinfectá-los. Uma alternativa à incineração

Um dos processos de tratamento de resíduos com risco biológico é a Autoclavagem.

Um autoclave consiste num aparelho que esteriliza resíduos hospitalares por meio de calor húmido sob pressão. Durante este processo, o material contaminado é exposto a uma temperatura elevada e em contacto com vapor de água, existindo sucessivos ciclos de compressão e de descompressão de forma a facilitar o contacto entre o vapor e os resíduos. Quando decorrido o tempo suficiente, os potenciais agentes patogénicos são destruídos ou reduzidos a um nível em que não constituem risco pois a probabilidade de sobrevivência de microrganismos é quase nula.

Esta é uma das formas mais eficazes de destruição de microrganismos, à qual associamos uma etapa adicional de trituração. 

Final do processo

O final do Processo é gerido em conformidade com os princípios da hierarquia de gestão de resíduos e da proteção da saúde humana e do ambiente: privilegia as operações de valorização (transformação dos resíduos de modo a servirem um fim útil) às de eliminação (valorização energética, eliminação por incineração ou deposição em aterro).

Uma postura ecologicamente responsável.

Conheça os nossos processos

Pode encontrar gráficos e cartazes explicativos de cada processo de tratamento de resíduos na Página de Suporte e Recursos.

Contate-Nos

Se já é nosso cliente ligue 808 200 246 ou envie um email para info.portugal@stericycle.com para falar com a nossa Linha de Atendimento ao Cliente.