12 Fevereiro 2023

Mantenha-se sempre livre de picadas, dentro e fora da temporada da gripe

Enquanto ansiamos pela chegada da primavera, ainda nos falta passar fevereiro, altura do ano que normalmente leva a picos de frio e também à gripe. Com o risco potencial de infeção ainda elevado, uma das principais prioridades de saúde continua a ser a proteção contra a gripe, incluindo a vacinação.

Embora seja possível apanhar gripe durante todo o ano, a "estação da gripe" é quando os vírus da gripe é mais comum. No hemisfério norte, ocorre de novembro a março - com pico geralmente em fevereiro.

Mas com o aumento dos casos de gripe, com o aumento do número de mortes nos países desenvolvidos e a atividade gripal registada no final da época da gripe em 2021 e 2022, as unidades de saúde e farmácias podem ter de gerir um volume adicional de resíduos hospitalares - seguindo a legislação para a gestão de vacinas, bem como a eliminação segura e conforme de agulhas e seringas.

Sintomas de gripe 

A gripe (influenza) é uma doença viral contagiosa que se espalha pelo ar quando as pessoas infetadas tossem ou espirram. Os sintomas comuns da gripe incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar e cansaço extremo. É também possível ter tosse seca, dor de garganta e nariz entupido.

A maioria das pessoas melhora numa semana, mas para alguns, os vírus da gripe podem levar a doenças graves que resultam em hospitalização ou até mesmo ser fatais. A boa notícia é que a vacina diminui muito o risco de contrair a infeção pois, em caso de infecção, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

E no final do processo, como eliminar em segurança e no cumprimento da legislação todas as agulhas e seringas da vacina? 

O que acontece ao material corto-perfurante, agulhas e seringas usadas? 

Farmácias, clínicas gerais e hospitais reconhecem que uma imunização anual é uma forma segura e eficaz de nos ajudar a proteger contra os vírus da gripe predominantes que circulam durante o ano.

E isso deve-se ao facto da vacina contra a gripe para grupos de risco não apenas fornecer proteção contra a gripe, mas também pode ajudar a reduzir a transmissão e a carga da gripe em Portugal.

Dado o grande número de pessoas que recebem vacinas contra a gripe, é importante que as instituições de saúde e farmácias tenham processos de eliminação seguros para agulhas e seringas, face ao grande volume de material cortante utilizado. Isso reduz a probabilidade de lesões inadvertidas com agulhas, o que não apenas evita a transmissão de patógenos, mas também pode ajudar a manter todos os profissionais de saúde e farmácia em segurança.

Aqui estão algumas dicas para garantir a eliminação adequada de agulhas e seringas de vacina: 

  1. Sensibilize e treine a equipa sobre a sua política de gestão de corto-perfurantes

    Forme a sua equipa sobre como utilizar e eliminar agulhas contaminadas corretamente, incluindo como usar contentores para objetos cortantes e os riscos de não seguir o procedimento. Como parte desta formação, deve também salientar a importância da boa higiene das mãos e do uso adequado de EPIs como formas adicionais de prevenir a transmissão de patógenos.

  2. Use recipientes imperfuráveis em todas as áreas de atendimento ao paciente – certifique-se de que os contentores são facilmente acessíveis para a equipa no local de atendimento ao utente. Eles devem ser claramente rotulados e montados para manter o material corto-perfurante contaminado em segurança até que deixem as instalações para eliminação. Além disso, forneça à equipa contentores que tenham um design seguro e conveniente, por exemplo, uma tampa vertical que não exija intervenção manual para inserir o material corto-perfurante.

  3. Defina um processo seguro para a remoção de contentores

    Sem um procedimento para substituir os contentores corto-perfurantes, facilmente se pode ultrapassar o limite de enchimento, o que coloca em risco toda a equipa e os utentes. Escolha um parceiro que o possa ajudar na gestão e eliminação de resíduos hospitalares e farmacêuticos, nos fluxos de gestão desses mesmos resíduos, na manutenção da conformidade com o fornecimento de contentores que tenham um limite de enchimento claro e espaço para evitar transbordamento e que cumpras as normas aplicáveis. Isso ajudará a garantir que um recipiente seguro esteja sempre disponível, especialmente durante períodos de alto volume, como a época da gripe.

  4. Reduzir, reutilizar, reciclar

    A Resolução do Conselho de Ministros 13/2023, de 10 de Fevereiro que aprova a Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2030 - ECO360, apela para uma política de compras eficiente, potenciando a utilização de equipamentos/dispositivos médicos reutilizáveis e/ou com menos impacto ambiental. Os contentores para corto-perfurantes reutilizáveis ​​oferecem uma série de benefícios em relação aos recipientes descartáveis ou de uso único. Eles são projetados para minimizar a exposição de colaboradores e pacientes a patógenos transmitidos pelo sangue por ferimentos com agulhas, ao mesmo tempo que reduzem significativamente os plásticos descartáveis ​​e as embalagens volumosas que, de outra forma, poderiam acabar na incineração – os contentores reutilizáveis são uma solução segura e sustentável.

Mantenha-se alerta, seguro e em conformidade

Deixar de realizar ações de prevenção sobre acidentes com agulhas pode indicar que está a colocar em risco equipas e pacientes, ao mesmo tempo que poderá não estar a cumprir a legislação europeia e nacional para a gestão de material corto-perfurante. A Stericycle pode ajudá-lo a garantir que os resíduos perigosos e material corto-perfurante originado na sua instituição estão em conformidade e permanecem seguro.

Como parte do nosso conhecimento técnico e experiência de mais de 30 anos, disponibilizamos alguns cartazes para a gestão correta deste tipo de resíduo. Pode imprimir e utilizar na sua instituição. 

Entre em contacto com a Stericycle: ligue para +351 261 320 300 (chamada para a rede fixa nacional) para saber mais sobre os serviços de gestão de material corto-perfurante da Stericycle e como pode agilizar a eliminação de resíduos - ajudando a proteger a sua equipa, a aumentar a eficiência e reduzir sua pegada de carbono.