Sharps Safety in Veterinary Clinics

Maio 18, 2023

Utilização segura de Corto-Perfurantes em Clínicas Veterinárias e Hospitais de Animais

A segurança dos objetos cortantes e perfurantes em unidades de prestação de cuidados de saúde é vital para realizar um atendimento de qualidade e evitar lesões no local de trabalho, sendo os pacientes humanos ou animais. Em instalações de cuidados veterinários, acidentes com agulhas são comuns e podem causar ferimentos graves e perda de dias de trabalho.

O termo “corto-perfurantes” é usado para definir objetos capazes de cortar ou penetrar na pele ou em determinados materiais, como por exemplo embalagens. Alguns exemplos de objetos corto-perfurantes:

  • Dispositivos médicos invasivos (como bisturis, lancetas e lâminas)
  • Agulhas
  • Instrumentos cirúrgicos

Uma lesão causada por um objeto cortante pode resultar em doenças quando os patógenos transmitidos pelo sangue entram na corrente sanguínea. Os Patógenos transmitidos pelo sangue são microrganismos patogénicos que estão presentes no sangue humano e podem causar doenças em humanos, como o vírus da hepatite B (HBV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). 

O Decreto-Lei n.º 121/2013 de 22 de agosto estabelece o regime jurídico relativo à prevenção de feridas provocadas por dispositivos médicos corto-perfurantes que constituam equipamentos de trabalho nos sectores hospitalar e da prestação de cuidados de saúde. O disposto neste documento aplica-se aos prestadores de cuidados de saúde, nomeadamente a nível veterinário.

Com base na sua experiência de mais de 30 anos, a Stericycle recomenda que todo o material corto-perfurante contaminado proveniente de ambiente veterinário seja colocado em recipientes imperfuráveis, dotados de sistema de encerramento definitivo, com informação relativa ao seu limite de enchimento e que cumpram as Normas NF EN ISO 23907 e NF X 30-511. Os recipientes devem ser facilmente acessíveis aos profissionais de saúde animal e localizados o mais próximo possível da área imediata onde os objetos cortantes são usados. 

Os veterinários necessitam de estabelecer contratos com entidades devidamente licenciadas para recolher, transportar e gerir os resíduos de clínicas e hospitais veterinários, em segurança e de acordo com a lei.

A Stericycle serve, todos os dias, milhares de clínicas veterinárias e hospitais de animais, por todo o mundo. Saiba como o Stericycle pode ajudar sua prática veterinária fornecendo soluções de gestão dos seus resíduos perigosos.

Perguntas Frequentes

Como podem as clínicas veterinárias e hospitais de animais tomar medidas para reduzir o risco de lesões e picadas?

Os profissionais nestes ambientes devem receber formação sobre como prevenir acidentes com agulhas. Por exemplo, ter conhecimentos sobre como conter animais durante os procedimentos, para ajudar a minimizar o risco de lesões por picada de agulha, o que pode acontecer quando os animais se movem durante uma vacina.

Como devem ser eliminados os resíduos corto-perfurantes?

Como prática recomendada, todos os materiais corto-perfurantes devem ser colocados num contentor homologado para eliminação segura destes materiais, que apresentem certificados de conformidade.

Quais são as melhores práticas sobre segurança de materiais corto-perfurantes, em clínicas veterinárias e hospitais veterinários, para partilhar e formar as equipas?

Os profissionais de medicina veterinária e cuidadores de animais devem receber formação sobre riscos no local de trabalho de forma regular. Programas de formação abrangentes devem incluir instruções sobre a prevenção de acidentes com agulhas, bisturis e outros materiais cortantes.