12 Abril 2023

A importância da sustentabilidade no sector da saúde

Assumindo o compromisso com a Sustentabilidade Ambiental nas Instituições de Saúde

Preservar o meio ambiente é algo que a maioria das instituições de saúde reconhece como importante. No entanto, muitas não têm programas formais para o executar. Ver a sustentabilidade como algo acessório em vez de uma prioridade pode ser prejudicial não apenas para a comunidade servida pela instituição de saúde, mas também para os seus resultados. Existem várias razões pelas quais é essencial que as instituições alterem os hábitos e normas, colocando a sustentabilidade no topo e no centro das prioridades da organização.

1. As estratégias de sustentabilidade mantêm elementos nocivos afastados de pessoas e do meio ambiente

Todos os dias, hospitais, clínicas, sistemas de saúde, consultórios médicos e outras organizações de saúde contribuem com toneladas de resíduos hospitalares e outros resíduos perigosos, muitos dos quais podem ser prejudiciais ao meio ambiente se não forem geridos adequadamente. Se esses resíduos chegarem aos aterros ou cursos de água próximos, podem danificar os ecossistemas e causar problemas de saúde para a comunidade. Ao desenvolver um programa de sustentabilidade que garante que os resíduos são separados, recolhidos e eliminados sempre de forma correta, as organizações de saúde podem ter certeza de que materiais indesejáveis deixam de impactar o meio ambiente.

2. A eliminação adequada de resíduos hospitalares evita multas e outras repercussões financeiras

Existem regras rígidas sobre como os resíduos devem ser segregados e tratados. Se as organizações de saúde não seguirem rigorosamente essas regras, elas podem inviabilizar os esforços de reciclagem e eliminação de resíduos, potencialmente poluir o meio ambiente e incorrer em pesadas multas. Como tal, é fundamental incutir um programa abrangente de gestão integrada de eliminação de resíduos hospitalares que garanta que a sua equipa separa de forma consistente e correta todos os resíduos de risco biológico e específico (resíduos do Grupo III e IV). O programa deve incluir processos claros para lidar com diferentes fluxos de resíduos para garantir a redução do risco. Isso não é apenas bom para o meio ambiente, mas também pode ajudar a sua organização a evitar impactos negativos na sua reputação e multas avultadas.

3. As organizações de saúde fazem parte de uma comunidade

Devido à sua missão, as organizações de saúde têm o dever e a responsabilidade de proteger os pacientes, a equipa e a comunidade que servem - e um programa sólido de sustentabilidade é uma parte fundamental. Tal programa envolve a redução da pegada de carbono da organização, certificando-se de que substâncias nocivas não chegam a aterros nem a sistemas de água e gerindo operações internas para conservar recursos, como utilizar contentores reutilizáveis sempre que possível, aumentar os níveis de reciclagem, desenvolver programas que mitiguem o risco de contaminação ambiental, entre outros.

A nossa dedicação pode ajudar a sua

Na Stericycle, temos um forte compromisso com a preservação do meio ambiente e com práticas sustentáveis. Em 2022, a nossa empresa tratou com segurança mais de 680 mil toneladas de resíduos hospitalares. Ajudámos os nossos clientes a desviar mais de 45 mil toneladas de plástico de aterros sanitários através do uso de contentores reutilizáveis e impedimos que mais 17 mil toneladas de produtos farmacêuticos chegassem a aterros e cursos de água.

Deixe a nossa experiência, conhecimento e paixão impulsionar os esforços de sustentabilidade da sua organização.