Julho 06, 2023

10 factos sobre a Stericycle Portugal

A Stericycle Portugal é o parceiro de confiança para unidades prestadoras de cuidados de saúde em todo o país, tanto para o sector público como privado. Somos um operador importante, essencial para manutenção da saúde pública, licenciado e preparado para lidar com a gestão de resíduos nas situações mais complexas. Estamos também licenciados para responder as necessidades dos nossos clientes em matéria de Proteção Radiológica e Destruição de Informação Confidencial.

Conheça dez factos importantes sobre o nosso trabalho:

1.        Fazemos parte de um grupo internacional

A Stericycle Inc. tem mais de 34 anos de experiência, possuindo equipamentos, tecnologias e operações em 15 países. Com cerca de 500 unidades e mais de 15.000 colaboradores em todo o mundo, a Stericycle oferece soluções inovadoras e personalizadas para parceiros públicos e privados, com o objetivo de promover a saúde e proteger as pessoas e o meio ambiente.

2.        Garantimos a gestão adequada de resíduos perigosos e não perigosos

A gestão de resíduos hospitalares envolve o cumprimento de um processo complexo e de legislação específica e extensa. Lidamos diariamente com a recolha resíduos em contentores homologados, através de transporte autorizado e seguro para instalações modernas e licenciadas para o tratamento de resíduos, dando sempre preferência à minimização do impacto ambiental. 

3.        Oferecemos soluções especializadas para unidades de várias dimensões em vários sectores de atividade

Oferecemos soluções integrais, conformes e adaptadas às necessidades dos nossos clientes. O nosso portfólio de clientes inclui sistemas e unidades prestadoras de cuidados de saúde, farmácias, clínicas dentárias, laboratórios, salões de beleza, estúdios de tatuagem bem como lares, centros de hemodiálise, clínicas veterinárias e indústria.

4.        Presença em todo o território nacional

Dispomos de uma rede nacional com várias unidades de transferência, tratamento e eliminação de resíduos, servidas por uma frota de mais de 190 viaturas adaptadas e licenciadas para o transporte seguro. Estes recursos são próprios e não subcontratamos a recolha e o transporte de resíduos dos nosso clientes. Toda a nossa operação é apoiada pelas unidades de tratamento de resíduos localizadas em Beja, Barreiro, Chamusca, Estarreja, Canelas, Braga, na Ilha Terceira e em S. Miguel.

5.        Temos equipas dedicadas e instalações de elevado desempenho

A nossa equipa de engenharia, operacional e ambiental trabalha diariamente para garantir um processo seguro de gestão de resíduos. Para proteger as comunidades e o meio ambiente, investimos constantemente na melhoria das instalações que utilizamos, e os nossos colaboradores trabalham arduamente para alcançar o objetivo comum de proteger o que realmente importa, sempre em segurança.

6.        Desempenhamos um papel essencial em situações de crise sanitária

Em situações como o Ébola, H1N1, SARS Covid-19 e MonkeyPox, as nossas soluções de gestão de resíduos foram determinantes a manter seguras as equipas dos nossos clientes, pacientes e a comunidade em geral. Sendo um dos nossos valores essenciais a segurança, o facto de pertencermos a uma rede multinacional permitiu a partilha de informação e conhecimento, diminuindo a curva de aprendizagem perante situações de risco. Nesse sentido a Stericycle em Portugal desempenhou e continua a desempenhar um papel essencial para manter a saúde pública protegida.

Os nossos técnicos, com a experiência de mais de 20 anos, realizam acompanhamento permanente aos nossos clientes, o que inclui também ações de formação, visitas técnicas e análise de ocorrências e não conformidades do cliente.

7.        Contribuímos para a sustentabilidade também através de contentores reutilizáveis seguros 

Como solução inovadora e candidato ao Prémio Nacional de Sustentabilidade, o contentor Bio Systems é a solução para a  gestão de resíduos cortoperfurantes. Este contentor tem homologação UN e pode ser utilizado até 600 vezes após lavagem e desinfeção, ao contrário dos contentores de uso único que são utilizados uma só vez, encerrados definitivamente e incinerados. Além de ser uma solução segura e mais amiga do ambiente, noutros países onde opera a Stericycle, os clientes que usam contentores Bio Systems observaram uma redução de 77% nos incidentes por picada. 

8.        Somos pioneiros

A Stericycle, na altura como Ambimed Gestão Ambiental, foi pioneira na Gestão Integrada de Resíduos, através da introdução e reconhecimento de tecnologias de tratamento alternativas à incineração em Portugal – a autoclavagem. Esta é ainda hoje uma das principais técnicas para o tratamento de resíduos hospitalares perigosos.

9.        A Stericycle Portugal é mais do que resíduos

No âmbito da proteção de pacientes, utentes e equipas, os nossos clientes contam com as soluções de Proteção Radiológica, Dosimetria e Formação. Em conjunto com a recolha de resíduos permitem garantir que unidades de saúde humana e animal, as suas equipas e os seus pacientes, estão seguros. Para que se foque no seu negócio, com tranquilidade.

10.        Também destruímos documentos confidenciais, discos rígidos e fardamento

Através da marca Shred-it, uma solução Stericycle, atuamos no setor da segurança de informação, fornecendo conselhos sobre proteção de informação confidencial e serviços seguros de destruição e reciclagem, para organizações de qualquer dimensão e sector de actividade .

Desta forma protegemos as empresas dos riscos de uma fuga de informação e possíveis multas, através de serviços de destruição de papel, destruição física de discos rígidos, de suportes multimédia e materiais especiais como fardamento, fichas de casino, brindes e outros.